Como falei ali embaixo, adoro fuçar supermercados a procura de ingredientes inéditos. E esta semana encontrei dois! O primeiro foi um queijo tipo Stracciatella, que vi na prateleira de laticínios e fui logo agarrando, junto com um queijo Burrata (este eu já conhecia) e uma Ricotta da mesma marca (Eurolat), que parecia ser mais cremosa que aqueles iogurtes com farinha que têm sido vendidos como ricota ultimamente. Assim que cheguei em casa abri o pote e achei que parecia muçarela desfiada com creme de leite fresco. Fui pesquisar sobre o queijo e descobri que se tratava exatamente de um tipo de muçarela de búfala desfiada com creme de leite, mais ou menos feita como o recheio da Burrata. Busquei por algumas receitas, vi algumas fotos, mas nada ainda tinha me apetecido pra experimentar o queijo, que ficou guardado até hoje. O segundo ingrediente novidade foi o Broto de Basílico Verde, anunciado como produto gourmet na prateleira de ervas. Levei pra casa junto com uma caixinha de mini tomates italianos orgânicos, já pensando em alguma salada usando os três ingredientes no domingo.
Mas o domingo amanheceu frio e pedindo uma comida saída do forno, quente e reconfortante, e dispensando qualquer tipo de salada. Pensei em fazer uma quiche, mas como o queijo já era super gordo, não quis abusar de mais ovos, manteiga e creme numa só receita. Lembrei de fotos lindas de tortas de tomate que já tinha visto no blog da Fezoca, o sempre indispensável Chucrute com Salsicha, e fui lá pesquisar uma delas. Acabei encontrando essa, de massa não muito gordurenta e fácil de fazer: Torta Napolitana - da Márcia (receita original da Márcia aqui).
Como a Fezoca fez, também modifiquei alguns ingredientes da receita original e de sua adaptação, para usar o que tinha em casa e o que achei que ficava bom:
Torta Napolitana (com as minhas adaptações)
Ingredientes:
para a massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 cubo de caldo de manjericão (é um caldo italiano que está na minha despensa há meses e ainda não tinha sido usado)
2 colheres (sopa) salsinha picada
2 colheres (sopa) cebolinha picada (também coloquei um restinho de tomilho e orégano frescos que eu tinha na geladeira)
1 colher (chá) de mostarda dijon ao basílico
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de azeite
3 ovos caipiras
para o recheio:
1 caixa de mini tomates italianos orgânicos (300g)
1 pote de queijo tipo stracciatella (200g)
50 g de azeitonas pretas sem caroço e picadasbrotos de basílico verde a gosto
azeite, sal, pimenta branca e açúcar para os tomates, o quanto baste.
Modo de fazer:
Comecei partindo ao meio e tirando as sementes dos tomatinhos. Acendi o forno e numa assadeira coloquei para assar os tomates polvilhados com sal, açúcar, pimenta branca e um fio de azeite, para dar uma secada e não soltar muita água na torta. Enquanto isso, bati no liquidificador os ingredientes líquidos da massa (leite, ovos, mostarda, azeite e o caldo), e depois misturei aos ingredientes secos numa tigela (farinha, queijo, fermento, ervas). Achei muito difícil dissolver a farinha misturando isso à mão, e como não queria deixar a massa verde com as ervas, não pude voltar com a mistura toda pro liquidificador. Acabei tendo que sujar também uma batedeira. Então, se você tiver uma, faça direto na batedeira, ou prepare-se para malhar o braço na colher de pau!
Retire os tomatinhos do forno e escorra a água que ele soltou. Unte um refratário com azeite, despeje metade da massa, disponha os tomatinhos, o stracciatella, as azeitonas e os brotos de basílico. Cubra com o restante da massa, polvilhe mais um pouco de queijo ralado e leve ao forno 205º por 25 minutos, até corar. A massa ficou fofa, macia, e o recheio ficou bem delicado e saboroso.
dri! já tô amando isso aqui! :9
ResponderExcluirbeijo bem grande.
Onde voce conseguiu achar esta marca?? a Eurolat?? Estou procurando!!!
ResponderExcluirQue delicia de receita!
ResponderExcluirEstou aqui na Toscana e fui "apresentada" a stracciatella apenas hoje ... vim pesquisar se existe uma "receita" de como se faz esse queijo e a burrata e achei seu site ...
que supermercado e em que lugar do Brasil vc encontra/compra esses queijos?
grata,
Bianca