domingo, 14 de junho de 2009

seguir receitas é para os fracos

Embora cozinhar seja um dos meus maiores prazeres cotidianos, fazê-lo por obrigação é impossível. Talvez por isso eu seja tão resistente à ideia de transformar a diversão de cozinhar despretensiosamente para os amigos e família, em trabalho e fonte de renda.

Gosto de colecionar meus livros e revistas cheio de fotos, receitas, histórias. Passo horas no supermercado só pelo prazer de passear entre prateleiras e descobrir um ingrediente novo, um produto importado inédito, uma novidade gourmet qualquer. Gasto horas do meu dia pesquisando sites e blogs de comida, em busca de inspiração, conhecimento, informação. Mas por favor, não me obrigue a cozinhar pra ninguém! Tal qual uma tia velha na beirada do fogão de lenha da fazenda do interior de Minas, eu demonstro amor através do que cozinho. E amor não pode ser forçado.

Minha cozinha funciona de acordo com a minha inspiração, minha vontade, meus caprichos. Posso gastar 3 dias preparando uma elaborada receita clássica francesa, ou ficar 1 semana vivendo de sanduíche grelhado no George Foreman.

Assim também é escrever. Não tenho a determinação dos escritores para produzir textos como exercício. Do mesmo jeito que cozinho, escrevo, seguindo minha vontade do momento. Sou bastante hostil quanto a seguir regras, cumprir obrigações, manter rotinas. E por isso vai ser difícil manter este blog atualizado constantemente. Mas prometo tentar!

E como já avisei que não gosto de seguir regras, também não gosto de seguir receitas. Meus pratos são sempre adaptados, modificados, inspirados nos ingredientes que tenho à mão. Claro que isso gera alguns desastres incomíveis, mas o prazer de cozinhar está justamente na aventura de descobrir sempre novas possibilidades para os ingredientes do dia a dia. Seguir receita é para os fracos!

2 comentários:

  1. Parabéns Dri, adorei a idéia e a funcioalidade deste blog, talvez faça um por aqui também....
    Quero acompanhar suas quitutas de perto, pois temos um gosto culinário parecido e você sempre tem ótimas idéias.
    Beijos, Sérgio Viégas.

    ResponderExcluir
  2. Dri,
    Adorei o fato de você ter acatado a sugestão do Alisson de voltar a ter um blog sobre culinária! Serei seguidora fiel.
    Beijos,
    Fabiana

    ResponderExcluir