terça-feira, 16 de junho de 2009

grão de bico com linguiça


Morro de preguiça de cozinhar feijão e grão de bico. Acho uma chatice aquele ritual de catar pedrinhas, lavar, deixar de molho, colocar na panela de pressão (utensílio que me causa um certo temor), lavar a panela de pressão... Por isso, quando faço qualquer um dos dois, já faço o pacote inteiro, que é pra ter trabalho uma só vez. Depois de cozidos, os grãos vão para o freezer, cada um acondicionado em porções para uma refeição de 2 pessoas, em saquinhos com um pouco da água do cozimento. Resistem super bem e assim eu posso comê-los sempre sem ter toda a trabalheira, basta descongelar um saquinho. Hoje eu cozinhei grãos de bico, separei porções para serem congeladas, e deixei o equivalente a 3 xícaras de chá de grãos de bico cozidos para o jantar.

Fiquei pensando em como prepará-los e me lembrei de uma receita espanhola de Puchero que uma vez comi na casa de uma amiga. É um cozido de carnes, legumes e grão de bico, bem consistente e saboroso, cuja lembrança do aroma e sabor enche minha boca d'água! Mas queria uma coisa muito mais simples e menos pesada que o equivalente espanhol à nossa feijoada. Decidi fazer o cozido só com alguns poucos legumes e assar umas linguiças separadamente.

As linguiças foram ao forno bem quente sem nada, por mais ou menos 40 minutos até ficarem bem douradas e assadas.

Refoguei em azeite meia cebola roxa, 1 talinho de salsão, 1 cenoura, 1/2 talo de alho-poró, 1 dente de alho, tudo bem picadinho. Juntei os grãos de bico, suco de uma laranja, 1 lata de tomates italianos pelados, sal, pimenta harissa*, misturei bem e deixei cozinhar em fogo baixinho até engrossar. Quando estava bem consistente, juntei umas tiras de pimentão vermelho assado** , salsinha, cebolinha e manjericão picados. Acertei o sal, fatiei as linguiças e misturei-as ao cozido. Servi bem quente e com fatias de pão italiano. Rende o suficiente para 4 pessoas.

*harissa é uma pimenta tunisiana que tem sido a minha favorita nos últimos tempos. prometo falar mais dela por aqui depois.

** achei no supermercado um vidro de pimentões vermelhos sem pele e assados, conservados em óleo. São 340g de pimentões franceses defumados, por algo em torno de 6 reais! Achei uma pechincha, pois isso equivale a mais ou menos uns 6 ou mais pimentões. Se você também morre de preguiça de assar e tirar a pele de pimentões, procure por esses da marca Bonduelle.

6 comentários:

  1. Deu água na boca....delícia....e os pimentões que vc disse, aqui na Espanha temos um parecido com o que vc descreveu, são os Pimientos del Piquillo. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Hmmm tá com uma cara boa isso...

    ResponderExcluir
  3. vou fazer hj para o almoço. Parece delicioso!

    ResponderExcluir
  4. Aprovado!!!! Delícia!!!!

    ResponderExcluir
  5. Uma receita de fácil preparo, pela foto bonita, me parece bem saborosa!

    ResponderExcluir