segunda-feira, 29 de junho de 2009

compartilhando a cozinha

Reunir a turma na casa de alguém pra cozinhar e beber não é nenhuma novidade entre nossos amigos. Sempre rola uma encontrinho na casa de alguém e são momentos sempre muito gostosos, de intimidade e festividade além do que a gente consegue num bar. Normalmente Julia, HanWen e eu nos encarregamos de decidir o cardápio, fazer as compras e cozinhar para os outros, que se dedicam a outras atividades da festinha. Mas ontem combinamos um esquema diferente.
Fizemos uma reunião na casa do HanWen onde todos os convidados teriam que ir pra cozinha preparar um prato para todos. Cada um (quem quis se juntou em dupla) se encarregou de buscar uma receita, comprar seus ingredientes e preparar seu prato. Ninguém ficou sabendo com antecedência o que o outro ia fazer, e essa surpresa foi ótima. O resultado não podia ter sido melhor. Muitas receitas diferentes, petiscos apetitosos e todo mundo envolvido e empenhado em cozinhar e falar de comida e receitas.

Começamos com a Quiche de Bacon que o Felipe levou pronta de casa e foi um sucesso! Claro que parte deste arraso é mérito da Agnes, que como boa francesa sabe não só comer e cozinhar, mas tamém ensinar. Foi ela quem orientou Felipe a preparar a receita tão gostosa.

Em seguida veio o petisco do anfitrião, que nos serviu seu Zouk-ini (abobrinhas com especiarias indianas) acompanhado de pão caseiro. Foi um dos favoritos do dia, bem picante e aromático, o pão super fresquinho, caiu muito bem com a primeira cerveja gelada. Enquanto isso HanWen já tinha outro prato engatilhado no forno, espetinhos de frango acompanhado de molho de amendoim, e que também encheu a casa do perfume dos temperos em que o frango ficou marinando.

O próximo foi Minigroto, que preparou Kaftas no espeto. Estavam uma delícia, com casquinha bem crocante mas com a carne macia e suculenta por dentro, os temperos na medida certa. Pra acompanhar eu preparei na hora um molho de coalhada (caseira, que Hanwen tinha na geladeira) com limão e tomilho.
Logo depois Adriano fez suas famosas bruschettas: pão italiano, cream cheese, pepinos e salmão defumado. Um petisco bem leve e refrescante.
A essa altura a galera já começou a clamar pelos doces. Agnes tinha feito mini tortinhas de creme de limão e morango que estavam muito gostosas. Massa quebradiça, recheio docinho, morango fresquinho.

Mariana fez dupla comigo e nós preparamos também mini tortinhas de morango, mas com a massa de chocolate e castanha de caju. A receita foi uma adaptação de várias referências e eu ensino no próximo post.
O último prato, preparado pela Laís e Johanna eu não provei, porque era trabalhoso e demandava muito fogo e quando ficou pronto eu já estava indo embora. Elas fizeram Moela com Molho de Tomate e tenho certeza que devem ter ficado ótimas. Mas dessa receita não tenho foto, se alguém tirou me mande que eu publico aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário