segunda-feira, 29 de junho de 2009

empadinha de deus...




...ou torta de chocolate com castanha de caju e morangos.
Quando Mariana disse que queria fazer dupla comigo na cozinha da festinha, avisei que só faria se ela decidisse a receita. Afinal a idéia de todo mundo cozinhar era ter novas experiências e conhecer receitas diferentes, e não eu mesma buscar uma aqui nas minhas fontes de consulta.

Ela primeiro trouxe um link de uma tortinha de blueberry. A receita parecia ótima, mas blueberry aqui em BH é coisa bem rara de achar e não queria ter que ficar procurando. Eu não sou muito fã de doces, mas com chocolate é sempre mais irresistível, então acabamos mudando a receita da massa e adaptando o recheio para os morangos, que agora já estão na época. Depois de pronta Mariana as batizou de Empadinhas de Deus.
A massa das tortinhas eu preparei antes em casa, deixei na geladeira descansando por uma hora e levei pra festa. Usei como referência uma receita de Tarte Au Chocolat do livro Bouchon do Thomas Keller, fazendo várias substituições. Lá Mariana preparou o recheio com a minha ajuda e usando mais ou menos por referência o recheio da torta de blueberry inicial. Abaixo a Receita com todas as substituições e alterações:
Empadinha de Deus
(Tortinha de chocolate, castanha de caju e morangos)

Para a massa:
1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 xícara (chá) de acúcar
7 colheres (sopa) de manteiga gelada em pedacinhos
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada (torrada e sem sal)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de sal
Coloque todos os ingredientes em uma tigela. Com as mãos vá misturando todos os ingredientes até formar uma farofa. Continue amassando bem, pois a manteiga irá derretendo aos poucos com o calor da mão e dar consistência firme. Quando não estiver mais grudando nos dedos e nas mãos, está pronta. Se necessário, acrescente uma colher de água gelada. Envolva essa massa em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Após, faça pequenas bolinhas e abra a massa em forminhas pequenas. Leve todas para assar por mais ou menos 20 minutos em forno 180º. Quando elas saem do forno ainda estão um pouco infladas e moles, mas assim que esfriam elas vão ficar crocantes e abaixar. Deixe esfriar antes de colocar o recheio.
Para o recheio:
2 caixas de morangos lavados e picados (4 xícaras de chá aproximadamente)
3/4 xícara (chá) de açúcar
raspas e caldo de meio limão
1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho
cravo, canela e noz moscada ralada a gosto
raspas de chocolate 70% de cacau para decorar
Coloque todos os ingredientes em uma panela funda e leve ao fogo baixo, misturando sempre. Cozinhe até que o recheio esteja denso e consistente. Reserve e deixe esfriar. Retire os pauzinhos de canela e os cravos.
Desenforme as tortinhas, recheie cuidadosamente com os morangos e polvilhe com as raspas de chocolate para decorar. Sirva em temperatura ambiente.

2 comentários:

  1. Morri.
    Só isso.

    Letícia enquanto anônima.

    ResponderExcluir
  2. Madame depois vai me ensinar a fazer os docinhos!

    ResponderExcluir