quarta-feira, 26 de agosto de 2009

bolo de azeitonas e cobocó



Eu já tinha avisado que era uma blogueira relapsa, né?

Mas tanta espera vai valer a pena, porque a receita que eu vou postar hoje é deliciosa! Ela veio da gourmet.com e originalmente tem o nome de "Le Cake" aux Olives et au Reblochon (a receita original e até um vídeo ensinando tudo direitinho, você encontra aqui) .

Desde que tinha visto essa receita fiquei louca pra fazê-la. Finalmente tive a oportunidade outro dia, numa festinha de comidas mediterrâneas que fizemos na casa de um amigo. Também desde que vi a receita fiquei pensando em qual queijo substituiria bem o Reblochon, impossível de ser encontrado em BH. Quando cheguei no supermercado e experimentei um Cobocó fresquinho que estava na degustação, decidi por ele. Queijo macio mas não aguado, sabor adocicado e acastanhado, só podia dar certo. E deu! O Cobocó não fez feio de jeito nenhum e ainda tinha um precinho super em conta, o que é ótimo quando se pensa em festa com muita gente. Mas acho que qualquer queijo macio (tipo gruyére, edam, gouda) funciona também.

Aqui a receita, já com as minhas modificações da original:

Bolo de Azeitonas e Cobocó

1 xícara (chá) de bacon em cubinhos
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço e picadas
1 xícara (chá) de parmesão ralado médio
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras (chá) de queijo cobocó ralado grosso
1 xícara (chá) de leite
1 ovo
250ml de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de manteiga (que devem ser derretidas depois de medidas)
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
pimenta do reino a gosto
ervas frescas picadinhas a gosto (usei manjericão, alecrim, sálvia, hortelã, salsinha e cebolinha)

Aqueça o forno a 200º.

Frite o bacon até começar a dourar, tomando cuidado pra não fritar demais. Espere esfriar um pouco e junte as azeitonas picadas. Unte uma forma grande para bolo inglês (se não tiver, use a sua assadeira de bolo normal) com manteiga e polvilhe com metade do parmesão ralado. Em uma tigela grande, coloque a farinha, fermento, sal, pimenta, ervas, o queijo e a mistura de bacon e azeitonas, e misture bem. Em uma outra tigela, leve a manteiga para derreter (no microondas ou banho maria). Quando estiver bem amolecida, junte o leite, o creme de leite, o ovo, e misture bem com um garfo ou batedor de arame, batendo até que tudo esteja bem homogêneo. Junte os líquidos aos sólidos e vá misturando com uma colher de pau. Vai ficar grudento e pegajoso, e você vai achar que tá muito duro e deu tudo errado, mas é assim mesmo. Também não precisa bater demais, é só até que tudo esteja misturado. Despeje na forma, salpique o parmesão restante e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos, até que esteja dourado e enfiando um palito ele saia limpo (não vai sair limpinho demais, porque tem queijo e o queijo vai grudar no palito. mas não pode sair um pedaço do bolo cru grudado nele. a partir de 35, 40 minutos, fique de olho, porque vai depender do seu forno estar bem regulado). Retire do forno, deixe esfriar por uns 10 minutos e sirva morno.

O bolo ficou super leve, rico em sabores e com um perfume maravilhoso. Foi um sucesso!

3 comentários:

  1. Parece bom mesmo...adoro azeitonas...vou tentar e volto aqui pra te contar...bjs!

    ResponderExcluir
  2. Só pra testemunhar: o bolo ficou uma delícia e foi mesmo um sucesso! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei seu blog!


    Visite o meu www.cleidegomes.com

    Abs,

    Cleide

    ResponderExcluir