quarta-feira, 1 de julho de 2009

filé com batatas e agrião



A inspiração pro meu jantar veio de um dos meus botecos preferidos de beagá, o Bar do Antônio, também conhecido como Pé de Cana. No último festival do Comida di Buteco eles concorreram com um prato chamado Carnoba, que é composto de filé, taioba e batatas aos quatro queijos, tendo sido um dos meus favoritos a ganhar o prêmio. Aqui eu não tinha taioba, mas tinha agrião, medalhões de filé e batatas. Também não queria nada que levasse quatro queijos, ou frituras, pois seria pesado demais pra um jantar de quarta-feira. O Resultado ficou bem diferente do Carnoba, mas a inspiração veio mesmo de lá, o prato ficou tão gostoso quanto, embora bem mais leve.

Filé com batatas e agrião


2 medalhões de filé mignon

2 batatas médias descascadas e picadas verticalmente em quatro

1 maço de agrião, lavado e com as folhas escolhidas

2 colheres (sopa) de creme de ricota*

1/2 xícara (chá) de leite desnatado

1 colher (sopa) de azeite

sal, pimenta do reino moída e noz moscada a gosto


Coloque as batatas em uma panela com água e sal e leve ao fogo médio, para branquear* por 10 minutos. Escorra, transfira para uma travessa que possa ir ao fogo, tempere com sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto, despeje um fio de azeite e leve ao forno quente até corar, por uns 10 minutos (eu usei o grill do meu forno, que tosta mais rápido e deixa uma casquinha, mas dá pra fazer no forno normal bem quente, deixando por mais tempo).

Quando as batatas estiverem quase douradas, aqueça o azeite em uma frigideira de fundo grosso, em fogo bem alto. Coloque os medalhões, tempere a parte de cima com sal e pimenta a gosto, e deixe até que a parte debaixo esteja bem dourada. Vire o medalhão, tempere o lado que ficou pra cima, e espere até que a parte debaixo também fique bem dourada. Transfira os medalhões para uma travessa que possa ir ao forno, para que eles terminem de assar, deixando por mais alguns minutos no forno onde estão as batatas.

Na mesma frigideira em que fez o filé, coloque o agrião, abaixe o fogo, tempere com mais sal, pimenta e noz moscada a gosto e misture bem, deixando murchar as folhas por 1 minuto. Acrescente o leite e raspe o fundo da frigideira com uma colher de pau para retirar todo o resíduo da carne. Transfira para o liquidificador, acrescente o creme de ricota e pulse algumas vezes até triturar levemente o agrião. Prove sal e pimenta, volte à frigideira para aquecer.

Retire o filé e as batatas do forno e sirva com o molho de agrião.

* o creme de ricota que eu uso é da marca Tirolez. Ele é uma boa alternativa light, já que 1 colher de sopa tem menos de 40 calorias, o que ainda é menos que o insosso cottage. Se você não tiver, substitua por cottage batido com leite, ricota batida com leite ou cream cheese light.

** branquear é cozinhar brevemente em água, caldo ou óleo, mantendo a consistência e nutrientes do alimento, e acelerando o cozimento que será feito por outro meio posterior.

vende nas americanas?

Diretamente das prateleiras das Americanas mais perto da sua casa, recomendo de com força o Doritos Sweet Chili. O apimentado é leve e realmente adocicado. Só deveriam ter mudado aquela cor laranja atômica do queijo nachos, que aquilo não é de deus.

E na mesma sacolada veio o novo Sonho de Valsa de Avelãs e Creme Branco. H-O-R-R-O-R-O-S-O! Não tem nada a ver com sonho de valsa, é muito, muito doce, tudo tem o mesmo gosto e a crocância característica do sonho de valsa desaparece em meio a tantos cremes ircketi. CORRÃO!